sábado, 4 de dezembro de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
CURSO :LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PROFESSORA: LETICIA SEGURADO CORTES
ALUNA: CARMENILDA MARIA FERREIRA

CAMINHANDO E PINTANDO COM ARTE


JUSTIFICATIVA



Este projeto Possibilitará a comunidade que freqüenta o Parque Cascavel  a oportunidade de interagir e com a temática o que venha a ser Arte, após uma pesquisa e certa dificuldade em encontrar uma forma de realizar algo que tivesse relação com o estudo do texto da carta as cidades educadoras que  visa como objetivo a   promoção da harmonia entre os habitantes , o Parque me surgiu como uma porta de entrada, que poderá promover um momento prazeroso de vivencia com a Arte, onde será levantado por meio de entrevistas o  olhar que as pessoas que usam esse espaço da cidade tem em relação a Arte.


OBJETIVO GERAL
Promover a interação do público que utiliza o Parque Cascavel com expressões artísticas, valorizando e percebendo o a  Arte está inserida na cidade, em todos os lugares.
 OBJETIVOS ESPECIFICOS                 
Levantar questionamentos sobre o que é Arte.
Promover junto aos adultos e crianças a possibilidade de interagir vivenciando um momento de criação.


  REFERENCIAL ARTISTICO


Não é de  agora que se existe a preocupação com a valorização e conhecimento da Arte. Para a realização desta proposta me pautei em estudos sobre artistas goianos e me referencio a três: Antônio Poteiro, Amauri Menezes, ambos retratam em suas obras  tonalidades diversas, tons fortes embora sejam diferentes quanto  ao estilo, uma vez que Amaury Menezes possui uma formação acadêmica e Poteiro seja primitivista , são artistas que procuram expor nas suas obras assuntos relevantes a nossa cidade.
Antonio Poteiro  mostra em suas obras fatos importantes como as cavalhadas é um pintor que de uma forma simples consegue expressar sentimentos, Amaury Meneses tem algo curioso, onde realiza pesquisas de lugares das cidades e então pinta em suas telas.”
Para entender Amaury Menezes é preciso entender também parte da história de Goiás, principalmente no que tange aos seus registros culturais. Ao longo de todos esses anos, no seu ofício de cronista da cidade, Amaury permanece registrando, com seu pincel e cores, o cotidiano de Goiânia
Então pensando em realizar uma atividade significativa, pensei em seguir estas idéias de partir de algo próprio da cidade pessoas caminhando, buscando saúde por meio de atividades físicas e meio ambiente e como isso pode se relacionar com a Arte.
  
CRONOGRAMA

Será realizado a partir de observações, pesquisas, entrevistas e uma intervenção artística.

ETAPAS
PERIODO
ação
1.      Planejamento
agosto
Desenvolver estudos de textos, fotos e  vídeos.
2.      Primeiros Contatos
Agosto
setembro
Visitar o local
3.      Negociações
outubro
Promover interação junto a coordenação e direção do local.
4.      elaboração do projeto
outubro
Realização de leituras diversas e pesquisas sobre o tema.
5.      Realização
novembro
Visitas, entrevistas e desenvolvimento de uma atividade junto a comunidade
6.      Avaliação
Novembro
dezembro
Verificar se os objetivos foram atingidos.















BIBLIOGRAFIA
Universidade Federal de Goiás.Faculdade de Artes Visuais.
       Licenciatura em Artes visuais: módulo 07/Universidade federal de goiás. Faculdade de Artes Visuais.-Goiãnia: funape,2010.
213p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário