terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AVALIAÇAO FINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
CURSO :LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PROFESSORA: LETICIA SEGURADO CORTES
ALUNA: CARMENILDA MARIA FERREIRA


Avaliação Processual

Realizar este projeto da disciplina de Estágio Supervisionado 3, foi um grande desafio. Nos primeiros contatos me vi diante de uma metodologia inovadora e instigante, como foi orientado comecei a fotografar o trajeto escolhido, fiz várias fotos e filmagens e li os textos indicados da apostila e a Carta, porém ao definir a porta de entrada, deparei-me com uma dificuldade enorme, o meu olhar parecia não ter foco e minha mente ainda se centrava no antigo método de estágio entre os muros da escola, não conseguia abstrair e articular como seria desenvolvido.
Após o presencial em que recebemos orientações, tudo tornou-se mais claro , apesar de não ter oportunidade de trocar idéias com as orientadoras por não possuir ainda a minha porta de entrada, observei as instruções dadas aos outros alunos o que possibilitou uma compreensão melhor do que realmente seria o projeto.
Então compreendi o desafio de olhar para a cidade de uma maneira diferente, respeitando o espaço e a cultura.
Reiniciei a observação do trajeto anterior, com um novo pensamento sobre o passeio etnográfico que eu deveria realizar, nesta caminhada encontrei  minha porta de entrada, com a intenção de perceber que a arte existe em nossa vida cotidiana e é invisível como diz a professora Flávia Bastos.
A porta de entrada escolhida foi o Parque Cascavel, realizei diversas visitas, a princípio observando como a arte era presente naquele lugar. O Parque Cascavel é um lugar da cidade de Goiânia muito agradável e freqüentado por um público diversificado: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Fiz algumas abordagens na pista de caminhada e no parque infantil, e tive experiências interessantes de crianças que disseram gostar de arte, encontrei uma professora de Arte que disse ter gostado da idéia do Projeto no Parque, falou sobre um projeto que quer realizar na  escola em que trabalha “Pintura em tela” e pensou em fazer a exposição ao ar livre no Parque Cascavel.
Alguns pais das crianças que ficam brincando no parque infantil sugeriram que o Projeto fosse constante, uma vez que as crianças gostavam muito de participar. 
Quanto a discussão nos fóruns da proposta com orientações com formadores e tutores, não houve com frequencia, comuniquei sobre minhas dificuldades e participei de algumas discussões.
A realização da proposta tinha como objetivo: Promover a interação do público que utiliza o Parque Cascavel com expressões artísticas, valorizando e percebendo o a  Arte está inserida na cidade, em todos os lugares.
Realizei algumas abordagens, onde o público que usa o espaço comentou sobre o que acham da Arte e como a perceberam na cidade e principalmente ali, uma das entrevistadas fez uma observação de que no Parque Cascavel não existe nenhuma obra de arte, escultura, pintura, dança..., em que uma das visitas conversei com as mães que estavam no Parque, expliquei que estaria realizando uma atividade durante o mês, as mães sempre vão ao parque e como sempre vou no horário das 17:30 h. às 18:30 h. acontece de estarem presentes o mesmo público.
No dia da atividade, a proposta foi  uma pintura em tela a partir da apreciação de mensagens de Antônio Poteiro e Amaury Menezes, artistas goianos que retratam em sua obras temas da cidade.
Por isso me referenciei nestes artistas. A tela teria no centro os pés e cada pessoa que frequenta o Parque de qualquer faixa etária poderia aproximar-se, modificando de acordo com o seu desejo, os pés deveriam permanecer. Houve uma boa motivação, pensei que teria que convidar, mas as crianças foram chegando espontaneamente para pintar, perguntaram sobre as obras, participaram também alguns adolescentes e adultos. Mas percebi durante o processo que os adultos tem uma certa timidez em aproximar, mas as crianças agem naturalmente, para mim na minha vida pessoal, e diante da dificuldade inicial que tive foi muito edificante, quando as pessoas estavam perguntando a mim, se o Projeto seria constante, senti-me modificada e foi uma experiência agradável.
Pode-se perceber que a intervenção foi significativa e houve uma sugestão de uma pessoa para que haja reivindicação de uma escultura no Parque Cascavel.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário